NOTICIAS DA EDUCAÇÃO


 EDUCOPÉDIA

 

A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática, de qualquer lugar e a qualquer hora. Elas incluem planos de aula e apresentações, voltados para professores que queiram utilizar as atividades nas salas, com os alunos. Cada uma delas cobre temas, competências e habilidades das orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essas orientações curriculares de cada ano e cada disciplina foram divididas em 32 aulas digitais, que correspondem às semanas do ano letivo, retiradas àquelas voltadas para avaliações e revisões.
As atividades podem incluir vídeos, animações, imagens, textos, podcasts, quizzes e jogos, seguindo um roteiro pré-definido que obedece a teorias de metacognição. A plataforma visa melhorar a qualidade da experiência educacional a partir da utilização das novas tecnologias e novas descobertas da neurociência, para a criação de um modelo pedagógico que melhor responda às demandas dos jovens. As aulas são criadas e revisadas por professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que cederam a integralidade dos direitos autorais de sua produção.
A Educopédia é clara, direta e extremamente intuitiva para que alunos e professores possam utilizá-la sem a necessidade de treinamento ou outras pessoas. A navegação foi pensada para pessoas com qualquer nível de letramento digital. Além de uma opção prática para professores que desejam integrar as novas tecnologias a seu dia-a-dia, a Educopédia passa a ser mais uma alternativa para alunos que perderam aulas; que não compreenderam o conteúdo; que precisam de um reforço escolar e também para o desenvolvimento constante e aprofundado de competências e habilidades.
A 1ª fase de testes aconteceu de setembro a dezembro de 2010. Uma nova versão da plataforma será apresentada no começo de março de 2011 e novas ferramentas serão incluídas ao longo desse ano. Todas as salas de aula da rede municipal que atendem ao Ginásio Carioca receberam netbooks, projetores, caixas de som e internet sem fio para que as aulas digitais possam ser projetadas.
A Educopédia foi idealizada por Rafael Parente, Subsecretário de Projetos Estratégicos da Secretaria Municipal de Educação e sua realização só foi possível graças ao imenso apoio do Instituto Oi Futuro e da Secretaria de Ensino a Distância do Ministério da Educação. Vários outros institutos e empresas têm colaborado para a melhoria da plataforma, como a doação dos vídeos do Novo Telecurso pela Fundação Roberto Marinho. Beatriz Alqueres é gerente do projeto e fazem parte da coordenação central: Mônica Souza, Maurício Mendes Pinto, Raphaella Marques de Carvalho, Lucy Ribeiro, Lívia Fernandes, Samara Werner (Oi Futuro) e Alessandra Moura (Oi Futuro).


  

NAVEGANDO NA EDUCOPÉDIA

 

EXPERIÊNCIA PILOTO EDUCOPÉDIA 

______________________________________

 

Balanço da blitz da Educação mostra acertos e desafios das escolas 

(Jornal Nacional - 21/05/2011)

O especialista em educação Gustavo Ioschpe fez uma lista de dicas para pais e estudantes. Exemplos de coisas que ajudam o aprendizado e também o que prejudica.